
Tim Sweeney, o CEO da Epic Games, afirmou que os problemas de performance em jogos que usam a Unreal Engine 5 são culpa dos desenvolvedores, e não da engine. Segundo ele, a causa principal é que muitos estúdios desenvolvem primeiro para hardware de ponta. A otimização para PCs e consoles mais fracos acaba ficando para o final do ciclo de desenvolvimento.
A declaração foi feita durante uma entrevista após a Unreal Fest na Coreia do Sul. Sweeney explicou que “a causa principal é a ordem do desenvolvimento”. Ele detalhou que “muitos estúdios criam o jogo para hardware de ponta primeiro e deixam a otimização e os testes em máquinas mais fracas para o final”. Na prática, o foco em agradar jogadores com sistemas potentes estaria prejudicando os demais.
Continue após a publicidade
O comentário de Sweeney surge em um momento relevante. Metal Gear Solid Delta é um dos exemplos mais recentes de jogo em Unreal Engine 5 que vem apresentando grandes problemas de performance.
Sweeney também confirmou que a Epic vai oferecer mais suporte aos desenvolvedores que usam a Unreal Engine 5. A ajuda incluirá “otimização automatizada entre diferentes aparelhos”. Além disso, a empresa vai “expandir a educação para desenvolvedores” para que a otimização no início do projeto “se torne uma prática padrão”.
Diversos outros jogos recentes em Unreal Engine 5 também mostraram problemas de otimização. Títulos como Mafia: The Old Country, Wuchang: Fallen Feathers, Killing Floor 3 e a demo de Hell is Us apresentaram uma performance abaixo do esperado em testes.
No entanto, a má performance não é uma regra para todos os jogos. Títulos como Oblivion Remastered, Split Fiction e Ready or Not fizeram a transição para a nova engine sem grandes problemas. Além disso, jogos já estabelecidos como Fortnite, Valorant e Dead by Daylight também migraram para a Unreal Engine 5 com sucesso, indicando que o problema parece mais concentrado em jogos desenvolvidos do zero na plataforma.
LEIA MAIS: EA revela que muitos jogadores testaram Battlefield 6 em PCs abaixo do mínimo exigido