POLÊMICA! Ubisoft pode usar IA Generativa em Beyond Good and Evil 2

Especialistas na tecnologia foram adicionados ao time e o projeto teria passado por uma pausa no início de 2025

POLÊMICA! Ubisoft pode usar IA Generativa em Beyond Good and Evil 2

Um rumor recente indica que a Ubisoft estaria explorando IA Generativa para ajudar no desenvolvimento de Beyond Good and Evil 2, especialmente na criação de NPCs. A informação vem do leaker Nash Weedle e não foi confirmada pela desenvolvedora.

Segundo Weedle, especialistas na tecnologia foram adicionados ao time e o projeto teria passado por uma pausa no início de 2025. Nesse período, a Ubisoft teria cogitado mudar o nome do jogo e adiado o lançamento de um trailer que já estaria finalizado.

Continue após a publicidade

O título segue em um longo e complicado ciclo de produção, que já dura quase vinte anos. Entre os obstáculos, está a morte do diretor criativo Emile Morel, em 2023. Agora, o possível uso de IA coloca mais uma questão sobre o futuro do game, reacendendo debates na indústria sobre a substituição de desenvolvedores humanos. Esse cenário já motivou a criação do selo comunitário “No Gen AI Seal”.

Além do debate, há também exigências formais: a Steam, por exemplo, passou a solicitar que jogos publicados na plataforma informem se utilizam IA Generativa. Caso o rumor se confirme, Beyond Good and Evil 2 entraria para uma lista crescente de títulos que adotam a ferramenta.

Apesar das especulações, a Ubisoft garante que o jogo segue em produção ativa em seu estúdio de Montpellier, na França. A empresa reforçou o compromisso com a franquia recentemente, lançando Beyond Good & Evil: 20th Anniversary Edition, que traz novas conexões de lore com a aguardada sequência.

LEIA MAIS: Assassin’s Creed Shadows vai trazer de volta um dos maiores conflitos da franquia

Autor do Artigo Patricki Chites
Editor-chefe e fundador do Jogaverso, sou apaixonado por tudo que envolve o universo gamer. Fã declarado da franquia Metal Gear e de jogos de esportes, acompanho a indústria de perto para trazer notícias e análises com qualidade e credibilidade. Além do Jogaverso, estou por trás de grandes projetos na internet, incluindo alguns dos maiores do Brasil, como o CineVício e o Wrestling Notícias.