Notícias

Jogo indie é removido do Steam após queixa do estúdio de S.T.A.L.K.E.R.

Desenvolvedora de S.T.A.L.K.E.R. alega uso indevido de conteúdo, enquanto criador de Misery, de 19 anos, se defende e aguarda revisão da Valve.

Jogo indie é removido do Steam após queixa do estúdio de S.T.A.L.K.E.R.

O jogo de sobrevivência Misery foi retirado do Steam na última sexta-feira. A remoção aconteceu depois de um pedido da GSC Game World, o estúdio por trás da famosa série S.T.A.L.K.E.R., que alegou uso de conteúdo sem autorização.

A GSC enviou capturas de tela que comparavam cenas parecidas nos dois jogos, como grupos de sobreviventes tocando violão perto de fogueiras. A empresa ucraniana acusou o jogo indie de usar seu material sem permissão.

O desenvolvedor de Misery, Maewing, de 19 anos, se defendeu em um comunicado. Ele afirmou que tudo foi criado do zero ou licenciado e que “a GSC não detém direitos autorais sobre prédios depressivos da era soviética, tocar violão, vodka, radiação ou locais abandonados”.

A polêmica aumentou quando surgiram comentários ofensivos feitos por Maewing no Discord, pelos quais ele depois se desculpou. O desenvolvedor agora diz que vai lidar com o caso “com calma e profissionalismo” e confia que a Valve fará uma revisão justa da situação.