Japão perde 3 milhões de jogadores de PC, mas mercado triplica de valor

Relatório da Famitsu revela um paradoxo no Japão: o número de jogadores de PC caiu, mas o dinheiro gasto na plataforma disparou.

Japão perde 3 milhões de jogadores de PC, mas mercado triplica de valor

Um novo relatório sugere que o Japão perdeu três milhões de jogadores de PC na última década. Apesar disso, o valor do mercado de games para computador no país mais do que triplicou no mesmo período. Os dados fazem parte de uma prévia do Famitsu Game Hakusho 2025, uma pesquisa anual da indústria de games japonesa.

Segundo os números, o total de PC gamers no Japão caiu de 17,49 milhões em 2014 para 14,52 milhões em 2024. Em contrapartida, o mercado de PC gaming saltou para um valor estimado de 265,3 bilhões de ienes (cerca de R$ 9,9 bilhões). Isso coloca o PC quase no mesmo patamar de impacto econômico dos consoles no país.

Menos jogadores, mais dinheiro

A principal explicação para esse crescimento financeiro é o aumento geral dos preços. O próprio relatório da Famitsu aponta que a inflação está afetando o mercado de games. Isso inclui não apenas consoles e periféricos, mas também assinaturas e microtransações, o que “leva diretamente a uma expansão do tamanho do mercado”.

Continue após a publicidade

Essa ideia é reforçada por outros dados. Uma reportagem do jornal The Nikkei de junho de 2025 informou que o preço dos PCs pré-montados no Japão subiu 40% desde 2019. Algumas peças, como placas de vídeo, chegaram a mais do que triplicar de preço no mesmo período.

Na prática, isso significa que existe um número menor de jogadores de PC no país. No entanto, esse grupo está gastando muito mais dinheiro para manter o hobby, seja com hardware mais caro ou com os próprios jogos e serviços.

A ascensão de outras plataformas

Enquanto o PC perdia jogadores, outras plataformas ganhavam força. O principal fator que ajuda a explicar a queda é a explosão dos jogos mobile. Na mesma década em que o PC perdeu três milhões de jogadores, o número de usuários de games para celular saltou de 14,11 milhões para 42,77 milhões.

Os consoles também registraram um crescimento saudável, aumentando sua base de 26,12 milhões para 29,51 milhões de jogadores. Os números sugerem que muitos jogadores migraram para plataformas de acesso mais fácil e, em muitos casos, mais baratas que um PC gamer de ponta.

Ainda assim, a situação não é tão simples. Muitos jogadores podem continuar usando hardware mais antigo, como as populares placas de vídeo GTX 970 e 1060, que ainda rodam muitos títulos atuais. Outro fator que pode ter contribuído para a mudança é a queda de popularidade de jogos de navegador, que eram mais baratos e acessíveis, em favor da experiência mobile.

LEIA MAIS: Tekken 8 pode chegar ao Switch 2, apesar dos desafios técnicos

Autor do Artigo Patricki Chites
Editor-chefe e fundador do Jogaverso, sou apaixonado por tudo que envolve o universo gamer. Fã declarado da franquia Metal Gear e de jogos de esportes, acompanho a indústria de perto para trazer notícias e análises com qualidade e credibilidade. Além do Jogaverso, estou por trás de grandes projetos na internet, incluindo alguns dos maiores do Brasil, como o CineVício e o Wrestling Notícias.