Ex-líder da PlayStation diz que indústria precisa de criatividade além dos gráficos

Shawn Layden acredita que a indústria de games verá um “renascimento” com a ascensão de jogos de médio orçamento, como Clair Obscur: Expedition 33.

Ex-líder da PlayStation diz que indústria precisa de criatividade além dos gráficos

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, afirmou em uma nova entrevista que os desenvolvedores estão cansados de “fazer a mesma coisa por tanto tempo”. Para ele, a indústria atingiu um platô tecnológico e deve abraçar uma nova era de “jogos AA”, que oferecem uma variedade maior de conteúdo. Layden acredita que o crescimento do setor virá desse movimento, prevendo um “renascimento” para o mercado de games.

A declaração foi feita em uma entrevista ao site GamesIndustry. Nela, Layden questiona a busca incessante por avanços gráficos. “Quantos de nós realmente conseguem dizer a diferença entre 90 e 120 frames por segundo?”, pergunta ele. O executivo defende que os desenvolvedores deveriam “parar de perseguir o fotorrealismo” e focar em experiências de médio porte.

Layden também comentou sobre o tamanho das grandes empresas do setor. Segundo ele, “companhias gigantescas como EA, Sony, Microsoft e Ubisoft se expandiram para um tamanho insustentável”. Ele aponta que isso aconteceu principalmente durante a pandemia de COVID, quando as receitas de games subiram 22% ano a ano, e as empresas acreditaram que o crescimento seria infinito.

Continue após a publicidade

O que aconteceu na prática, continua Layden, “foram muitas demissões na indústria, o que é triste”. No entanto, ele sugere que o momento atual “talvez seja um reajuste, um realinhamento do negócio” em direção a um modelo mais sustentável.

O sucesso de Expedition 33 como exemplo

A visão de Shawn Layden ganha força com o sucesso recente de Clair Obscur: Expedition 33. O RPG de turnos do estúdio francês Sandfall Interactive se tornou um grande exemplo de como um projeto “AA” pode conquistar o público. O diretor do jogo, Guillaume Broche, compartilha da mesma opinião. “À medida que os custos de desenvolvimento continuam a crescer, acho que veremos um aumento em empresas como a nossa, produzindo jogos de classe AA”, comentou Broche recentemente. Ele explica que ferramentas como a “Unreal Engine” tornam mais fácil estimar os recursos necessários para a escala de produção.

Clair Obscur: Expedition 33 foi lançado em abril de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. O jogo se destacou por unir mecânicas de combate em turno com ação em tempo real e por sua direção de arte inspirada no período da Belle Époque.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe de aproximadamente 30 pessoas, mas conseguiu atrair milhões de jogadores. O game vendeu mais de 3,3 milhões de unidades nos primeiros 33 dias após o lançamento. Seu sucesso é visto como resultado de uma abordagem criativa e apaixonada, que se afastou das fórmulas repetitivas vistas em muitas produções de grande orçamento (AAA).

Fonte: GamesRadar

LEIA MAIS: Romance em Assassin’s Creed Shadows não será canônico por ser “pessoal demais”

Autor do Artigo Patricki Chites
Editor-chefe e fundador do Jogaverso, sou apaixonado por tudo que envolve o universo gamer. Fã declarado da franquia Metal Gear e de jogos de esportes, acompanho a indústria de perto para trazer notícias e análises com qualidade e credibilidade. Além do Jogaverso, estou por trás de grandes projetos na internet, incluindo alguns dos maiores do Brasil, como o CineVício e o Wrestling Notícias.