

Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar Games, comentou sobre os rumores de um sistema de verificação de idade em Grand Theft Auto 6. Em uma resposta a um fã na rede social X (antigo Twitter), ele afirmou que a medida pode “atrapalhar um pouco as vendas”.
Apesar disso, Vermeij acredita que o público da franquia hoje é mais velho. Ele também disse que seu dinheiro “ainda estaria em que o 6 supere o 5 eventualmente” em número de cópias vendidas.
O debate sobre a verificação de idade
A discussão sobre verificação de idade na internet ganhou força, principalmente no Reino Unido. O governo local implementou checagens obrigatórias para o acesso a conteúdo adulto. Essa tendência começou a chegar também aos games.
De acordo com o insider TezFun, a Rockstar já iniciou os trabalhos para implementar um sistema de verificação de idade. A função poderia ser aplicada para acessar o modo GTA Online, as mensagens dentro do jogo e até o Snapmatic, a rede social fictícia do game.
Vermeij explicou por que a Rockstar poderia adotar essa medida. “Não é algo que as publishers gostam de fazer, mas elas podem não ter escolha com as novas leis em alguns países e estados”, disse ele. A preocupação dos fãs é que essa barreira impeça alguns jogadores de acessar o modo online, impactando os números do jogo.
O que já sabemos sobre GTA 6
A conversa sobre o futuro do jogo acontece enquanto os fãs aguardam o lançamento. A data oficial de Grand Theft Auto VI está confirmada para 26 de maio de 2026.
Essa data foi anunciada após um adiamento. A janela de lançamento original era o “outono de 2025” (período entre setembro e novembro no Hemisfério Norte). Strauss Zelnick, chefe da Take-Two (empresa-mãe da Rockstar), recentemente diminuiu os temores sobre um novo adiamento, reforçando a previsão para 2026.
Até agora, a Rockstar lançou dois trailers oficiais de GTA 6. Os vídeos confirmaram o retorno a Vice City, uma versão fictícia de Miami, e apresentaram os dois protagonistas, Lucia e Jason.