Analista se retrata após espalhar rumor de cancelamento de jogo do PS5

O jogo de tiro online para PS5, Fairgames, continua em desenvolvimento. Um analista que afirmou seu cancelamento se retratou.

O jogo Fairgames, em produção pela Haven Studios para o PlayStation 5, não foi cancelado. A informação confirma que o shooter online continua em desenvolvimento, desmentindo um rumor que circulou recentemente. O boato começou após um comentário equivocado do analista Michael Pachter, que já admitiu o erro e se retratou.

A correção veio a público depois que o criador de conteúdo Destin Legarie procurou Pachter para verificar a informação. O analista confirmou que se equivocou ao conectar a saída da executiva Jade Raymond do estúdio com o fim do projeto.

“Eu falei errado”, disse Pachter em sua retratação. “Disse que Jade foi dispensada e presumi que [o jogo] foi cancelado. Eu não tenho nenhuma informação sobre o jogo. Sinta-se à vontade para citar isso, eu realmente não sei.”

O contexto do rumor

O boato sobre o cancelamento de Fairgames ganhou força rapidamente por causa de problemas reais relatados no desenvolvimento do game. Em maio deste ano, Jade Raymond, fundadora do Haven Studios, deixou a empresa. Segundo o jornalista Jason Schreier, a saída dela ocorreu poucas semanas após um teste externo do jogo não ter apresentado bons resultados.

Na época, outros relatos de insiders da indústria também indicavam um desenvolvimento complicado. O podcaster Colin Moriarty chegou a afirmar que ouviu que o gameplay de Fairgames “não é bom de jogar” e que o jogo parecia “super travado” (super clunky).

Atualmente, Fairgames ainda não possui uma data de lançamento definida. De acordo com o insider Jeff Grubb, o título foi adiado para 2026, uma decisão que estaria ligada ao estado atual da estratégia de jogos como serviço (live-service) da PlayStation.

Tópicos: PlayStation 5