
Quase 12 anos depois de chegar ao mercado, GTA V recebeu um upgrade que coloca o game lado a lado com lançamentos recentes. A Rockstar Games liberou uma atualização para a versão Enhanced no PC que adiciona suporte oficial ao NVIDIA DLSS 4 com Multi Frame Generation.
O recurso usa inteligência artificial para potencializar Ray Tracing, melhorando iluminação, sombras, reflexos e oclusão de ambiente. Quem tem uma GPU da linha GeForce RTX 50 pode atingir taxas de quadros muito mais altas, aproveitando todo o potencial gráfico do jogo.
Continue após a publicidade
O patch, de 1,19 GB, é exclusivo para a edição Enhanced. Jogadores que tinham a versão antiga no PC puderam migrar gratuitamente, mas a transferência de perfil só é possível entre versões de PC. Contas com histórico de punições ou progresso considerado inválido podem ter a migração bloqueada, segundo a Rockstar.
O DLSS 4 gera até três frames adicionais para cada frame renderizado nativamente, reduzindo o esforço do hardware e elevando a performance. A tecnologia, no entanto, é voltada para quem já roda o game com folga e quer chegar ao máximo de qualidade e fluidez, não para compensar hardware defasado. Nos testes da NVIDIA, a taxa de quadros aumentou em média 3,9 vezes em placas RTX 50.
“Mais de 800 jogos e aplicativos contam com as tecnologias RTX, e a cada semana novos jogos que integram NVIDIA DLSS, NVIDIA Reflex e efeitos avançados de ray-tracing são lançados ou anunciados, entregando a experiência definitiva de PC para os jogadores de GeForce RTX”, disse a NVIDIA.
Além de GTA V, títulos como Senua’s Saga: Hellblade II, Supraworld e Titan Quest 2 também receberam suporte ao DLSS 4. Enquanto isso, a comunidade segue na expectativa para o lançamento de GTA VI, previsto para o fim de 2025.