Notícias

Chefe da franquia Assassin’s Creed deixa a Ubisoft após mais de 20 anos

Marc-Alexis Côté deixa a empresa duas semanas após criação de subsidiária.

Chefe da franquia Assassin’s Creed deixa a Ubisoft após mais de 20 anos

Marc-Alexis Côté deixou a Ubisoft depois de mais de duas décadas na empresa. A saída foi confirmada pela companhia, encerrando uma trajetória que o levou de engenheiro de software em jogos de PSP até vice-presidente e produtor executivo da franquia Assassin’s Creed.

A saída acontece apenas sete meses após o lançamento de Assassin’s Creed Shadows, um dos jogos mais vendidos da história da série e um sucesso importante para a empresa. O timing chama atenção por ocorrer duas semanas depois da criação da Vantage Studios, nova subsidiária que assumirá o desenvolvimento futuro de Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.

“Após a reestruturação organizacional anunciada em março de 2025, Marc-Alexis Côté escolheu seguir um novo caminho fora da Ubisoft”, afirmou a empresa em comunicado. A companhia agradeceu seu impacto ao longo dos anos, especialmente por moldar a marca Assassin’s Creed.

Côté tem um histórico longo com a série, começando em Assassin’s Creed: Brotherhood em 2010. Como produtor executivo a partir de Assassin’s Creed Odyssey em 2018, ele supervisionou um ressurgimento da franquia. Além disso, defendeu publicamente os desenvolvedores durante a polêmica sobre a inclusão de Yasuke em Shadows, confrontando Elon Musk em junho de 2024.

Segundo o IGN, Côté recebeu uma oferta para trabalhar na Vantage Studios, mas optou por sair. O co-CEO da nova subsidiária, Christophe Derennes, disse estar “desapontado” com a decisão em um comunicado interno.