Ex chefe da PlayStation diz que IA nos jogos está sendo superestimada

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, minimiza o impacto da IA no desenvolvimento de jogos e duvida da redução de custos.

Ex chefe da PlayStation diz que IA nos jogos está sendo superestimada

Shawn Layden, o antigo chefe da PlayStation, afirmou que o impacto da inteligência artificial generativa na indústria de games está sendo superestimada. Em uma entrevista recente ao site gamesindustry.biz, ele comparou a nova tecnologia ao surgimento do Excel para os contadores, argumentando que a IA será uma ferramenta de auxílio, mas não causará uma redução drástica de custos como muitos esperam.

Continue após a publicidade

“Vejo o impacto da IA nos games como o impacto do Excel nos contadores públicos certificados”, disse ele. O executivo explicou que, na época, era melhor usar uma macro para fazer as somas do que uma máquina de calcular. No entanto, o contador “ainda precisava ter conhecimento suficiente para perceber” se os resultados estavam corretos e como interpretá-los.

Com essa comparação, Layden sugere que a IA vai acelerar algumas funções no desenvolvimento. Porém, os desenvolvedores ainda precisarão de sua experiência e conhecimento para validar e aplicar o que a ferramenta gera. Ele acredita que a ideia de uma revolução vem principalmente de “pessoas que não são da indústria de games”.

O executivo também se mostrou cético em relação à economia de gastos. Muitos CEOs da indústria de jogos esperam que a IA ajude a diminuir os orçamentos, mas Layden afirmou não ter certeza de que a tecnologia realmente criará uma desaceleração de custos.

LEIA MAIS: GTA V quase teve mecânica de escalada, revela dataminer

Autor do Artigo Ericki Chites