Notícias

Rússia classifica estúdio de S.T.A.L.K.E.R. como ‘organização indesejável’

Governo russo acusa a GSC Game World de ameaçar a segurança do país e de promover "conteúdo russofóbico agressivo" em seu novo jogo.

Rússia classifica estúdio de S.T.A.L.K.E.R. como ‘organização indesejável’

A GSC Game World, estúdio que faz a série S.T.A.L.K.E.R., foi oficialmente colocada na lista de “organizações indesejáveis” da Rússia. Segundo a Procuradoria-Geral do país, a empresa ucraniana representa uma ameaça à segurança e às “fundações da ordem constitucional” russas.

A acusação mira diretamente o jogo S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl, afirmando que ele “promove narrativas ucranianas e contém conteúdo russofóbico agressivo”. O governo também acusa o estúdio de apoiar financeiramente as Forças Armadas da Ucrânia.

Com a nova classificação, qualquer cidadão russo que mantiver contato ou vínculos com a GSC Game World pode agora enfrentar punições criminais, de acordo com a legislação local. O estúdio foi severamente afetado pela invasão russa e teve que se mudar de Kiev para Praga.

A desenvolvedora já arrecadou US$ 800 mil com vendas de seus jogos para auxiliar o exército ucraniano. A empresa também incentivou seus fãs a fazerem doações às forças armadas do país logo após o início da invasão.