Notícias

Executivo da Larian chama de ‘estúpida’ a ideia da Square Enix de automatizar QA

Michael Douse, diretor da desenvolvedora de Baldur's Gate 3, defendeu os profissionais da área e disse que a substituição em larga escala por IA é 'absurda'

Executivo da Larian chama de ‘estúpida’ a ideia da Square Enix de automatizar QA

Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, criticou duramente a Square Enix por seu plano de automatizar 70% das equipes de controle de qualidade (QA) com inteligência artificial. O executivo, da empresa responsável por Baldur’s Gate 3, classificou a estratégia como “estúpida”.

Para ele, a ideia de que as pessoas do setor possam ser substituídas em larga escala é “absurda”. Douse destacou que os profissionais de QA são dedicados e oferecem “opiniões e sugestões genuínas”, algo que a tecnologia não conseguiria replicar.

O diretor também afirmou que esses profissionais “sabem o que é bom e o que é ruim antes do próprio público”. Segundo ele, o avanço da IA no setor pode comprometer a qualidade dos jogos futuros, já que o departamento de QA é “o mais resiliente de todos”.

Douse finalizou com uma crítica ao modelo de redução de custos da Square Enix. Ele disse que “você quer oferecer às pessoas posições benéficas que permitam crescimento mútuo”, reforçando o valor humano no desenvolvimento de games.